As placas de forro modular são comercializadas por padrão no formato quadrado ou retangular, e sua instalação é uma das soluções mais adotadas para fechamento de teto em espaços comerciais e corporativos, por não demandar transformações na estrutura, não gerar resíduos e auxiliar em diferentes necessidades como o tratamento acústico por exemplo.
Geralmente instaladas de forma padrão e linear, é possível explorar diferentes formatos de modulação, trazendo um destaque para o forro, fugindo do sóbrio, e também pode mudar a percepção do ambiente.
Listamos abaixo alguns formatos para instalação de placas de forro modular, indo do clássico ao a criativo, mas vale ressaltar que é muito importante prever diferentes fatores como o material de composição da placa – se pode ser recortada ou não, do tipo de borda, de suas propriedades, e possíveis particularidades de cada uma delas.
Instalação linear para forro modular
Formato padrão para instalação de forro modular, as placas são instaladas em linhas retas, paralelas umas as outras. Tanto na orientação horizontal na vertical, é a forma clássica e tradicional de instalação.
Instalação tijolinho para forro modular
Também considerada clássica, consiste em instalar as placas de forro de modo que as travessas fiquem alinhadas com o centro das placas da fileira anterior. Em geral, é necessário que apenas algumas placas da primeira e última junto a parede sejam recortadas para garantir o efeito!
Instalação diagonal para forro modular
Feito a partir da instalação das placas de forro modular em sentido diagonal da parede guia, com o auxílio do perfil. Esta modulação pode ser feita tanto com as placas quadradas, quanto as placas retangulares de forro modular.
Instalação escama de peixe para forro modular
Nesta composição, cada placa deve ser disposta em posição intercalada. Essa instalação também exige corte de placas de forro somente para finalizar os cantos. Para essa instalação vale se atentar ao refile e encaixe do perfil clicado, pois exige mais recortes de perfil e deve ser feito de forma com que o acabamento fique perfeito sem comprometer o efeito desejado.
Instalação espinha de peixe para forro modular
A partir da instalação das placas retangulares de forro modular, em um ângulo de 45° em sentido da parede guia, deve-se intercalar a posição das placas para encaixe, repetidamente. Essa instalação também exige corte de placas de forro somente para finalizar os cantos. Para essa instalação vale se atentar ao refile e encaixe do perfil clicado, pois exige mais recortes de perfil e deve ser feito de forma com que o acabamento fique perfeito sem comprometer o efeito desejado.
Instalação mosaico para forro modular
Efeito criado a partir de diferentes alturas de placa – a largura deve-se manter a mesma – pode ser feito através de placas retangulares e quadradas e até recortes menores, tanto em linha reta quanto diagonal. Basta intercalar os tamanhos definidos.
Vale lembrar que todas essas sugestões de modulação dependem de diferentes fatores como o material de composição da placa e o tipo de borda. O custo de instalação também pode variar, dependendo da modulação escolhida. Modulações mais complexas podem exigir mais tempo e mão de obra especializada. Além disso, alguns padrões podem exigir mais material ou gerar mais recortes no processo de instalação.